surfreporter

publicar Cadastre-se na rede social do surfe

29/09/2012 23:11

Long Island – New York

Quando se fala de surf em Nova York, a maior parte das pessoas se surpreende.

Mas a real é que, há apenas alguns km de distância do maior centro financeiro do planeta, o surf rola solto.

Long Island tem cerca de 118 milhas de litoral, algo em torno de um pouco mais de 200 km de extensão, abrigando cerca de 50 points de surf, alguns constando na lista dos melhores e mais constantes de toda costa leste, muitos deles acessíveis de metrô. A facilidade de acesso, aliado a grande comunidade de surfistas, que reside em Nova York e nas pequenas cidades da ilha, ficou um pouco difícil surfar em paz em um dia de boas ondas.Com a chegada da temporada de furacões no Oceano Atlântico, final de agosto a outubro, começa também a temporada de surf na costa leste e por incrível que pareça, uma das melhores áreas, para se aproveitar bem os grandes e bons swells gerados por esses monstros da natureza, é Long Island.


Exibir mapa ampliado

Nos meses de inverno, novembro a março, também quebram ótimas ondas. Os swells são mais constantes , a temperatura da água fica bem fria e o crowd dá uma trégua ou pelo menos fica mais selecionado.

Várias famílias tradicionais da cena do surf na costa leste dos EUA residem em Long Island e o crowd na maior parte dos picos é formada por surfistas mais maduros e tranquilos. Os melhores picos da ilha como Rockaway, Lido beach, Gilco beach e Fire Island ficam praticamente lotados em qualquer swell que tenha ondas acima de 4 pés.

Seguindo em direção ao norte da ilha o crowd fica mais ameno e as ondas apresentam mais qualidade.

Nessa área reina uma certa hierarquia e um localismo mais agressivo, com bons surfistas locais dominando os melhores points de surf.

No extremo norte da ilha fica a cidade de Montauk . Uma pequena vila de pescadores, onde foi filmado Jaws, que tem todos os elementos que um surfista precisa. Alguns reefs , point breaks , boas ondas, um belo litoral, acesso fácil a uma das maiores cidades do mundo , pesca farta, vizinhos criativos, surfistas/escritores, surfistas/atores e cineastas que adotaram essa área para fixar residência, além da dose de adrenalina extra, por surfar em uma área que é muito frequentada pelos grandes tubarões brancos.

Long Island

Temporada de ondas: setembro a abril

Ondas: 2 a 10 pés

Direção swell: sul/sudeste

Vento terral: oeste/noroeste

Água é fria praticamente todo o ano. No inverno chega a ficar “congelante” sendo aconselhável uso de roupas de neopreme com mais de 5MM, botinhas, luvas e gorros.

No verão as ondas geralmente quebram pequenas com vários dias de mar flat. O crowd chega a ficar insuportável em qualquer condição de surf, com todos os tipos de surfistas invadindo o line-up.

Confira abaixo a características dos melhores points de surf 

1- Rockaway Beach – A 92nd Street Jetty é o pico principal. É a praia mais próxima de Nova York e um dos melhores da ilha. Vários molhes formam bons fundos. Sempre tem crowd.

2- Lido Beach- Beach break bem constante com ondas tubulares. Um dos picos mais frequentados

3- Gilgo Beach- Familias de surfistas frequentam esse pico. Ondas divertidas com alguns bons tubos quebrando em vários bancos de areia.

4- Fire Island- Acesso só por barco ou balsa. Na ilha, que é um parque, dá para se locomover de Bike. São 10 km de praias com as mais variadas opções de ondas.

5- Turtles Montauk - ao lado do Farol. Point Break clássico com direitas grandes longas e cheias. Localismo e crowd de bons surfistas.

6- Terraço Montauk – reef break de alta qualidade. Direitas e esquerdas tubulares. Uma das melhores ondas. Crowd e localismo.

Por: Alberto Burguete - Camerasurf/ Surf Repórter

compartilhar

4346
1