surfreporter

publicar Cadastre-se na rede social do surfe

Surf Alerta! Risco de ressaca.

11/08/2017 07:50

Risco de ressaca destrutiva no Sul e no Sudeste

10/08/2017 às 00:35 
por Josélia Pegorim 

Atualizado 10/08/2017 às 11:26

Uma situação de agitação marítima muito forte está sendo prevista para a costa do Sul e do Sudeste do Brasil no período entre 10 e 14 de agosto de 2017. O extenso e forte swell de sudeste/leste que se desloca pela costa brasileira nestes dias tem potencial para provocar ressaca muito forte, que não se viu este ano ainda. O litoral do Sul e do Sudeste podem ter ressaca tão forte e destrutiva como a que ocorreu no fim de outubro de 2016. A situação é de alerta total porque o mar estará extremamente agitado e muito alto, com ondas que podem alcançar picos de 4,0 a 6,0 metros em alto mar.

Esta agitação marítima passa enfraquecida costa leste do Nordeste, mesmo assim poderá ocorrer ressaca a partir do dia 14 de agosto.

 

Perigo para pesca e comércio na orla

Pescadores, embarcações pequenas e médias devem evitar sair pelo mar nestes dias e checar com maior frequência os avisos de mau tempo da Marinha do Brasil. Além do mar agitado, os ventos fortes também serão um problema.

Quem tem quiosque nas praias deve tomar providências para evitar ou  minimizar possíveis prejuízos.

O tráfego das balsas que vão para a Ilhabela,pelo canal de São Sebastião, no litoral de São Paulo,  pode ser bastante afetado. O tráfego das balsas na região de Santo-Guarujá também deve ficar comprometido.

 

Surf

As grandes ondas esperadas para o litoral do Sul e do Sudeste vão desafiar os surfistas de big waves. Surfar o mar especialmente dos dias 11, 12 e 13 de agosto será muito perigoso e vai exigir extremo cuidado dos esportistas.

 

Risco para a baía da Guanabara

As ondas do intenso swell esperado para o período de 10 a 14 de agosto de 2017 terãodireção preferencial de sudeste. Esta direção é a mais favorável para a entrada das grandes ondas dentro da baía da Guanabara, o que é pouco comum. A agitação do mar nos próximos dias poderá prejudicar o tráfego das balsas. O swell mais comum que passa pelo litoral do Rio de Janeiro é o que tem ondas das direções sudoeste/sul. Estas ondas batem fortes na região da Barra, mas não entram pela baía da Guanabara, ou avançam bastante enfraquecidas para dentro da baía.

 

Entenda porque o mar fica muito agitado entre 10 e 15 de agosto de 2017

 

 

compartilhar

1090
0