surfreporter

publicar Cadastre-se na rede social do surfe

Andrea ferraz

postagens sobre

Ressaca arrasta barco, inunda prédios

22/08/2016 13:56

A forte ressaca que inundou duas pistas da avenida da praia de Santos, no litoral de São Paulo, no último domingo (21), continua causando transtornos em várias partes da cidade. Um carro, que estava estacionado em um prédio que ficou alagado por conta da ressaca, pegou fogo na manhã desta segunda-feira (22) por conta de um curto circuito. Ninguém ficou ferido.

A ressaca aconteceu no fim da tarde do último domingo (21). O volume de água foi tão grande, que chegou a invadir alguns prédios e clubes que ficam no bairro da Ponta da Praia. Durante o dia, a Base Aérea de Santos registrou rajadas de vento de 90 km/h. A ventania derrubou árvores e interrompeu duas vezes a travessia de balsas entre Santos e Guarujá. Já a elevação da maré chegou a 2,60 metros.

Muretas quebradas
Não é a primeira vez no ano que a ressaca provoca estragos na região da Ponta da Praia. Em abril, parte das tradicionais muretas de contenção da orla, consideradas um dos cartões-postais da cidade, foram destruídas por causa da força das ondas. As obras de reconstrução das muretas começaram dias após o incidente, mas até o momento ainda não foram concluídas.

 

Mar agitado no Sul e no Sudeste

21/08/2016 às 10:35 
por Marcelo Pinheiro 

Atualizado 21/08/2016 às 11:17

Um sistema de baixa pressão atmosférica que se aprofunda no oceano como um ciclone extratropical e o deslocamento de uma grande frente fria provocam vento forte sobre o mar. O vento constante, soprando de forma persistente provoca uma forte agitação marítima ainda neste domingo na região costeira desde o Rio Grande do Sul ate São Paulo. As ondas sobem bastante e podem ficar acima de 2,5 metros, com picos de até 3 metros. O mar começa a subir também no litoral do Rio de Janeiro no final do dia, com ondas em torno de 2 metros. A semana ainda começa com mar bem agitado no Sul e no Sudeste. Para a segunda-feira há previsão de ressaca, com ondas de até 2,5 metros entre o litoral do RS e do PR. No litoral de SP são esperadas ondas entre 2m e 3m. Para o litoral do RJ a expectativa é que as ondas posam atingir os 3,5m. Na costa do ES o mar sobe ao longo do dia e chega até 2,0m durante a noite. Na terça-feira a agitação marítima diminui em todo o Sul e nas praias de SP. No RJ e no ES, o mar ainda fica bastante agitado, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros. O mar começa a subir no litoral da BA, com ondas entre 1,5m e 2m.

 

compartilhar

1001
0