surfreporter

publicar Cadastre-se na rede social do surfe

Dia Mundial dos Oceanos

08/06/2016 19:39

Hoje (8 de junho) é o Dia Mundial dos Oceanos (World Oceans Day). A data, reconhecida pela ONU, foi criada com objetivo de conservar os mares e mostrar como as nossas ações têm impacto na biodiversidade presente nas águas salgadas. A ONG The Ocean Program coordena as ações internacionais relacionadas com o evento.

Com a missão de proteger os últimos lugares selvagens nos oceanos e restaurar áreas que tenham sofrido impacto mas ainda abrigam uma grande biodiversidade até 2018, foi criado o projeto Pristine Seas, de National Geographic.

A criação de grandes reservas marinhas em áreas inabitadas e a restauração da saúde dos ecossistemasoriginais com gestão da pesca e novos modelos de ecoturismo em áreas com população humana são os principais objetivos do Pristine Seas. “Nós temos a rara oportunidade, neste momento, de proteger muitos dos mares mais puros do mundo. Ao longo dos próximos anos, líderes podem tomar medidas concretas para criar um legado natural que todos nós podemos desfrutar“, afirma Enric Sala, diretor do Pristine Seas, no site do projeto.

Os oceanos, fornecem comida, regulam nosso clima, oferecem compostos para potenciais medicamentos e geram a maior parte do oxigênio que respiramos. Nada mais justo do que um dia para lembrar a importância dos mares para a Terra.

compartilhar

1111
0